Pensava nisso enquanto ligava para um amigo, em visita à cidade. (...)
Suas blagues verbais impagáveis completam o personagem. “Chefe de quem?” – consuma dizer quando alguém lhe diz “Fulano é o chef”.
Ouros clássicos: “comida boa não tem nome” e “gastronomia é um grande caô”. (...)
Além do quê, crítico e exigente como ele só, apesar de bem-humorado, meu convite hesitava entre a saudade de sua boa prosa e a vontade de revê-lo e o medo de errar desastrosamente na escolha do restaurante. Liguei para outro amigo, profundo conhecedor das cozinhas paulistanas, que me indicou um restaurante novo e simpático, especializado em pratos mediterrâneos, com um quintal arejado, ideal para uma conversa de velhos amigos. (...) ele ansioso para ser surpreendido na “capital gastronômica” do país.(...)
- Um dos maiores truques dos cozinheiros de hoje, que insistem em ser chamados de chefes, é enfeitar o óbvio, fazer tudo parecer mais sofisticado do que é – ele disse.
- Esse seria um mal do nosso tempo? Todo métier hoje tem essa cara de pau, não é? E acho que as pessoas estão mais “impressionáveis” do que nunca – retruquei.
Ele silenciou. (...) Começamos a comer em silêncio. Eu saboreava com prazer a comida, embora não me parecesse a sétima maravilha do mundo. (...)
Já no carro, voltando pra casa, perguntei-lhe finalmente: “e aí, gostou da comida? Não falou nada”. Ao que ele respondeu: “gostei, mas não foi memorável”. “Por que?”, insisti. Ele então disparou:
- Passei quarenta anos aprimorando meu paladar em botecos suburbanos, padarias de esquina, restaurantes de terceira, bodegas interioranas, sei o que é bom... Cardápio não se come. Restaurantes como este me dão saudades do tempo em que se comia comida, não gastronomia.
Zeca Baleiro
O texto completo, que tem que ser lido, pelos detalhes, está no site oficial do moço, em bala na agulha.
E não é que o tal amigo tem razão, este deixou saudades... e algumas gramas a mais... rs

Restaurante simples, comida excelente. Além do atendimento mineiro, garanto que melhor que de restaurantes carésimos!! Inclusive, dá uma olhadinha no preço das cervejas... e o que não aprece, o da Skol, eu conto, mas não se assustem... R$ 2,22... e gelada!!! As comidas eu não vou nem comentar.
Viva São Paulo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário