terça-feira, 24 de junho de 2008

O Caô da Gastronomia

Uma das famas mais legítimas de São Paulo é a de que é uma “cidade onde se come bem”. De fato, da modesta padaria da esquina de bairro ao caro restaurante dos Jardins, há uma profusão inesgotável de sabores ao dispor do freguês.
Pensava nisso enquanto ligava para um amigo, em visita à cidade. (...)
Suas blagues verbais impagáveis completam o personagem. “Chefe de quem?” – consuma dizer quando alguém lhe diz “Fulano é o chef”.
Ouros clássicos: “comida boa não tem nome” e “gastronomia é um grande caô”. (...)
Além do quê, crítico e exigente como ele só, apesar de bem-humorado, meu convite hesitava entre a saudade de sua boa prosa e a vontade de revê-lo e o medo de errar desastrosamente na escolha do restaurante. Liguei para outro amigo, profundo conhecedor das cozinhas paulistanas, que me indicou um restaurante novo e simpático, especializado em pratos mediterrâneos, com um quintal arejado, ideal para uma conversa de velhos amigos. (...) ele ansioso para ser surpreendido na “capital gastronômica” do país.(...)
- Um dos maiores truques dos cozinheiros de hoje, que insistem em ser chamados de chefes, é enfeitar o óbvio, fazer tudo parecer mais sofisticado do que é – ele disse.
- Esse seria um mal do nosso tempo? Todo métier hoje tem essa cara de pau, não é? E acho que as pessoas estão mais “impressionáveis” do que nuncaretruquei.
Ele silenciou. (...) Começamos a comer em silêncio. Eu saboreava com prazer a comida, embora não me parecesse a sétima maravilha do mundo. (...)
Já no carro, voltando pra casa, perguntei-lhe finalmente: “e aí, gostou da comida? Não falou nada”. Ao que ele respondeu: “gostei, mas não foi memorável”. “Por que?”, insisti. Ele então disparou:
-
Passei quarenta anos aprimorando meu paladar em botecos suburbanos, padarias de esquina, restaurantes de terceira, bodegas interioranas, sei o que é bom... Cardápio não se come. Restaurantes como este me dão saudades do tempo em que se comia comida, não gastronomia.

Zeca Baleiro




O texto completo, que tem que ser lido, pelos detalhes, está no site oficial do moço, em bala na agulha.



E não é que o tal amigo tem razão, este deixou saudades... e algumas gramas a mais... rs



Restaurante simples, comida excelente. Além do atendimento mineiro, garanto que melhor que de restaurantes carésimos!! Inclusive, dá uma olhadinha no preço das cervejas... e o que não aprece, o da Skol, eu conto, mas não se assustem... R$ 2,22... e gelada!!! As comidas eu não vou nem comentar.
Viva São Paulo!!!

Nenhum comentário: