sábado, 31 de janeiro de 2009

Conversa



- Cá, que livro vc tá lendo?
- Um dos vários que eu roubei da Chris... risos... As Meninas
- Sei, mas o livro é meio louco, ?!
- Olha, sim, o livro é meio confuso, mas, talvez pq eu seja tão louca e confusa quanto, consiga entender.
- Risos... Como assim?????
- Por exemplo, estou numa conversa, que me faz lembrar de algo, então começo a pensar naquilo, depois emendar isso na conversa, que já vira outra. É mais ou menos assim que é o livro, mistura de fatos e pensamentos. Igual o que aconteceu aquele dia com a menina... que as do livro são assim, e Lygia escreve assim, misturando diálogo e pensamento, como eu estava pensando que precisava compra uma coisa que eu vi uma menina, aquele que estava falando... o que mesmo???


Meus trechos:

" "Sou tonta e fresca." Mas se M.N. me levasse a sério?... Incrível, mas quando nos levam a sério ficamos seriíssimos."

"ah, querido, ame uma p mas não ame uma neurótica que a p pode virar santa mas a neurótica."

"... Fiquei alegre também: choro quando choram perto de mim ,as se começam a voar, saio voando junto."

"... A idéia de que não vou ver mais este jardim me dá uma certe tristeza. Nunca mais? Não tem nunca mais no presente, presente quer dizer imprevisto. Tudo eu posso ver agora. Ou daqui a pouco quando for agora de novo."

" Minha avó falava muito em gente que vive no mundo da lua. Os lunáticos. Lorena não viu só uma disco voador mas um esquadrão deles em formação no céu."

"... Depois de pegar o passaporte - Argélia, Argélia! - fui ao escritório e lá encontrei Pedro e Elisabete de plantão. Estão se amando, quer dizer, Pedro está apaixonadíssimo mas ela me parece muito cerebral. E as pessoas assim cerebrais se apaixonam de um modo diferente dos passionais como Pedro e eu. Ela está liderando um movimento feminista e redigia um artigo sobre o trabalho da mulher no nosso mercado. Por que me comovo quando penso que Pedro vai sofrer? Tem que sofrer, merda. Beber querosene e gasolina porque é assim que se firma uma estrutura, penso. Mas no coração fico sentimental, só me falta dizer como a Lorena: coitadinho..."

" - ... Você tem que viver a sua vida e não ao modo que os outros decidirem, ô, Lena, Lena..........."


As Meninas, Velázquez, 1656
Museu do Prado, Madrid

Nenhum comentário: